quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sua empresa entrou no jogo?



A revista Época Negócios (maio 2011) publicou uma matéria interessante: Sua empresa entrou no jogo?
A cada ano a indústria de games cresce movimentando bilhões de dólares ao redor do mundo, mostrando que a brincadeira de criança agora virou coisa de adulto.
Segundo a matéria, grandes empresas estão usando jogos para recrutar e treinar novos profissionais, a IBM usa games em seus treinamentos há quase duas décadas.

Só no ano de 2010, os games movimentaram cerca de US$ 58,2 bilhões e de acordo com a empresa de pesquisas GIA, esse valor deverá ultrapassar os US$ 91 bilhões em 2015 com  a chegada da chamada "nextgen", os novos consoles das 3 gigantes do setor: Nintendo, Microsoft e Sony.
Os consoles deixaram de ser apenas um aparelho nos quartos dos filhos para fazer parte da sala de estar em milhares de casas ao redor do planeta e se tornaram verdadeiras centrais multimídias, com funções como assistir um blu ray, ouvir músicas, conversar com amigos, navegar na internet e claro... jogar!
Hoje em dia é normal encontrar alguém jogando em filas de bancos, dentro de metrô, nas redes sociais, salas de espera entre outros locais. Os jogos estão por toda à parte.

Analisando este crescimento, mais e mais empresas estão apostando na chamada "gameficação", pois segundo especialistas os jogos trazem certos benefícios como: espírito de equipe, liderança, habilidade para encontrar resultados entre outros.
Pode parecer estranho mas algumas empresas possuem salas de jogos em seus escritórios, um exemplo é a gigante de celulares Nokia onde seus funcionários podem relaxar com partidas de Wii Sports.

Ninguém quer ficar de fora deste mercado e enquanto você lê este blog, milhares de jogos são desenvolvidos para celulares em todo o mundo e as vezes com sorte jogos viciantes como Angry Birds surgem, com nada mais nada menos que 100 milhões de downloads desde 2009.

Todos os anos, gamers ao redor do globo esperam pela maior e mais famosa feira de games: a E3.
Com transmissão ao vivo via internet, milhares lotam foruns de jogos e torcem por suas empresas favoritas como se fosse uma verdadeira Copa do Mundo.
Nintendo, Sony e Microsoft mostram que não estão para brincadeira quando o assunto é tecnologia. Sensores de movimento, 3D sem a necessidade de óculos, processadores avançados e incontáveis horas de programação e pesquisas fazem com que você tenha apenas o trabalho de ligar seu console e se divertir.
O que antes eram aglomerados de polígonos hoje se tornaram quase um filme tamanha a realidade de jogos como Battlefield 3 e Gran Turismo 5, o que nos leva a pensar: até que ponto isso é bom para nós?

Mas não se trata apenas de diversão. Diversas clínicas, escolas, consultórios de fisioterapia e até hospitais estão utilizando jogos como forma de tratamento, reabilitação e aprendizado.
A cada dia que passa, mesmo sem perceber, estamos fazendo parte desta indústria, seja em simples jogos nas redes sociais, alguns minutos no celular ou sites de perguntas que prometem moedas virtuais, tudo está entrando na era da gameficação e parece que não tem como fugir.

E você, já se rendeu a este fenômeno?


Dados sobre jogos:

Perfil: 60% homens
          40% mulheres

Idade: 25% - menos de 18 anos
          49% - de 18 a 49 anos
          26% - 50 anos ou mais

A China lidera o ranking de jogadores com 200 milhões de pessoas, seguida por EUA com 183 milhões e Índia com 105 milhões. A América do Sul e Central totaliza 13 milhões de jogadores.

Fonte: Época Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário